Okinawa, Guerra e Rock’n’roll

Aproveitando que nesta semana, dia 13 de julho, foi comemorado o dia mundial do rock, falaremos um pouco sobre este estilo musical que também tem muita tradição em Okinawa.

O rock em Okinawa possui uma longa história, que tem início na cidade de Koza (atual Okinawa-shi) em meados da década de 70. Nessa época, a Guerra do Vietnã entrava em sua fase final e muitos aviões B-52s decolavam da base aérea de Kadena para realizar bombardeios no Vietnã.

Okinawa, por sua proximidade com a região de conflito, era repleta de militares americanos, que aguardavam a hora de entrar em combate, sem saber se voltariam vivos ou não. Assim, muitos encontravam na música um consolo fugaz para a guerra.

Nesse contexto, um grande número de bandas surgiram, passando a tocar principalmente hard rock (rock pesado) para os soldados nas diversas casas de shows de Koza. Bandas como Murasaki, Condition Green e Marie with Medusa se tornaram símbolos do rock okinawano, fazendo até relativo sucesso no resto do Japão. Até hoje, esse cenário musical é bem perceptível em Okinawa-shi, com inúmeros bares e casas de show especializados em rock.

Murasaki

Murasaki

Condition Green

Condition Green

Marie with Medusa

Marie with Medusa

Marie Kyan – a rainha do rock okinawano

Filha de pai americano, Marie Kyan ficou conhecida na década de 70 como a vocalista da banda Marie with Medusa. Muito popular entre os soldados americanos, logo se tornou a “rainha do rock okinawano”. Ainda hoje, junto com sua “Marie’s Band” faz shows esporádicos em casas de shows de Okinawa-shi.

Fonte:

Fotos:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s