A grande transformação: 730 (nana-san-maru)

Se você já foi ao Japão deve ter imaginado como deve ser esquisito dirigir pela mão esquerda (em vez da direita, como fazemos no Brasil). Imagine então o que aconteceria se da noite pro dia invertessem o sentido de todas as vias e você tivesse que se adaptar. Foi isso que aconteceu em Okinawa, no dia 30 de julho (mês 7) de 1978, data conhecida como “730” (nana-san-maru).

Durante a ocupação americana (1945 a 1972), era seguido o padrão americano, igual também ao do Brasil. Mas, com a reversão para o Japão, uma das transformações foi a mudança do sentido das vias. Confira nesse video histórico as imagens da época (em japonês):

A maior parte do video mostra as obras de adaptação, mas para quem não quiser ver tudo, tem essas partes que considerei mais interessantes:

14:15 – Comercial de TV informando as mudanças e professora ensinando as crianças a atravessar a rua.

20:05 – A sirene toca, o trânsito é interrompido e a equipe trabalha durante a noite, descobrindo as novas placas e cobrindo as placas antigas.

24:11 – O dia 30/7 começa com as novas regras, e alguns motoristas são alertados pelo guarda por trafegar na mão errada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s