Seijin-shiki: a Cerimônia da Maioridade

JAN_5993aa

Foto: Vitor Hideki Higajo

Jovens da ilha de Aguni durante o Seijin-shiki, a Cerimônia da Maioridade, que é comemorada na segunda semana de janeiro. Diferentemente do Brasil, no Japão a vida adulta começa aos 20 anos de idade.

Na ilha principal de Okinawa, centenas de pessoas participam das cerimônias realizadas em suas cidades de origem. Mas, em Aguni, de toda a população de cerca de 700 pessoas, apenas 8 jovens completavam 20 anos nessa ocasião. Destes, apenas os 5 da foto participaram da festa, sendo que 3 deles já não moram mais na ilha.

Um fenômeno que vem ocorrendo nas pequenas ilhas é que, como as atividades são basicamente pesca e agricultura, as pessoas mais jovens tem migrado para a ilha principal de Okinawa para estudar e trabalhar, havendo redução e envelhecimento da população.

Nesse dia (janeiro de 2015), estávamos passeando em Aguni e fomos convidados a participar da festa. O simples fato de participar da festa foi interessante. E, por termos vivenciado a peculiaridade da Cerimônia da Maioridade numa pequena ilha, a experiência foi ainda mais marcante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s