Gettō – a folha que dá cheiro e sabor ao mochi

Que os japoneses adoram mochi, isso não é novidade. Mas e os okinawanos/uchinaanchus? Com certeza, adoramos também! Mas existe um mochi típico de Okinawa, que é aquele enrolado numa folha cheirosa. No Brasil, essa iguaria é chamada simplesmente de “mochi” ou de “nantu”. Em Okinawa, ela é chamada de muuchii (ムーチー) ou kaasa muuchii (カーサムーチー).

Para os okinawanos, é tradição comer muuchii no dia 8 de dezembro do calendário lunar, pois dizem que traz sorte e saúde.

Veja a curiosa lenda que deu origem ao costume de comer muuchii aqui.

okinawa_muuchiii

Muuchii comprado em Okinawa

okinawa_mochi_fotor

Fazendo muuchii em casa

okinawa_mochi2

Ficou pronto! Muuchii ou mochi?

A massa de arroz é embrulhada pela folha e depois cozida, o que dá um aroma agengibrado floral ao mochi, resultando num sabor que para muitos lembra casa da avó. Mas, que folha é essa?

Em conversas com parentes e conhecidos, já ouvi falar muito do mochi enrolado na “folha de bananeira”. Diziam: “aquele mochi que sua obá faz na folha de bananeira é muito bom.”

Mas… Não é folha de bananeira. Na verdade, essa planta se chama “gettō” (月桃, em japonês) ou sannin (em uchinaaguchi). É conhecido pelo nome científico de Alpinia zerumbet, sendo originária do Leste Asiático. Além do uso culinário, também possui propriedades medicinais e recentemente tem sido utilizada como matéria-prima para cosméticos.

okinawa_muuchii_gettou2_fotor

okinawa_muuchii_gettou

%e6%9c%88%e6%a1%83%e3%82%b3%e3%82%b9%e3%83%a1

Loção feita de getto

O gettō alcança a altura de cerca de 2 metros e floresce nos meses de maio e junho, quando o clima de Okinawa começa a ficar mais quente e úmido. E foi justamente nessa época que os uchinaanchus viveram o auge da Batalha de Okinawa. E o que isso tem a ver com o gettō?

Uma das músicas mais lembradas durante o Irei no Hi – “Dia em Memória aos Mortos na Batalha de Okinawa” tem como título “Gettō”. A letra fala da chegada do verão na terra natal, com as flores brancas de gettō, o céu azul e as ondas do mar. Também cita Mabuni e Kyan, que ficam na parte sul de Okinawa, onde houve o maior número de mortes pois, sem ter para onde fugir, muitas pessoas foram mortas ou se jogaram do precipício. Essa música é considerada a música da paz, sendo sempre lembrada no dia 23 de junho. Além da música, existe um filme com o mesmo nome.

Ouça a música aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4lo6I8fYc7s

img_3763-orokuminami_fotor

Alunos cantando a música “Getto” no dia 23 de junho

O gettō é encontrado facilmente em qualquer parte de Okinawa e também existe no Brasil. Apesar de ser uma simples planta, ao conhecê-la conseguimos aprender sobre sua presença e importância na cultura e a história de Okinawa. E você, quando encontrar um gettō, não deixe de cortar um pedacinho da folha e sentir seu aroma, lembrando o quanto ela faz parte da vida dos uchinanchus de Okinawa e do mundo.

Anúncios

3 comentários sobre “Gettō – a folha que dá cheiro e sabor ao mochi

  1. Pingback: Muuchii e a boca de baixo | okinawando

  2. por favordepassecontatosescolaspublicas pra lecionar ingles estudei 10 anos in USA MESTRADO puc concursada comoprof ingles quero ir ano que vem.

    FICAREI IMENSAMENTE GRATA ELIZABETH MYRA FERNANDES

    Curtir

  3. Por favor me passe os enderecos emails das escolas publicas no japao quero dar aulas de ing la sou pos garduada com 10 na california me ajude nbao aguento o Brasil no momento. tebho 10 anos experiencia sou concursada da prefeitura quero me afastar por 1 a dois anos e ir lecionar no japao 958912060 whats me ajude agradeco mto,

    elizabeth myra fernandes ou Liz connery nick

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s