O rock da banda Mongol 800

Okinawa é conhecida por sua rica cultura musical, não apenas por causa da música tradicional (o minyô e o koten), mas também pela música contemporânea. Muitos artistas nascidos na província fazem bastante sucesso dentro do rock e da música pop japonesa.

Um dos maiores representantes do rock okinawano é a banda Mongol 800, conhecido carinhosamente como Monpachi. Formada na cidade de Urasoe pelos amigos Kiyosaku Uezu (voz e baixo), Takashi Gima (guitarra) e Satoshi Takazato (bateria), a banda lançou seu primeiro disco no ano 2000 e já vendeu milhões de cópias por todo o Japão.

Com uma sonoridade influenciada pelo punk rock e pelo hardcore, Okinawa é um tema muito recorrente nas letras da banda, como neste video, que é uma releitura do famoso minyo “Asadoya Yunta”.

O clipe foi gravado em frente à Base Aérea de Kadena. A letra alterada fala que os okinawanos pedem paz há mais de 60 anos (desde que acabou a guerra, em 1945) e criticam ironicamente a hospitalidade que permitiu que Yamato (Japão) e EUA ocupassem sua terra com bases militares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s