Sobre

Okinawa é a província mais ao sul do Japão, com praias bonitas, clima subtropical e cultura exuberante. Por trás do estereótipo de “paraíso na terra”, existe a rica história de um lugar que passou da independência à ocupação militar. Okinawa é um pequeno arquipélago, mas imenso de possibilidades. São inúmeros lugares para visitar, coisas para aprender e refletir. A página okinawando foi criada para tentar compartilhar um pouco do que aprendemos e vivenciamos por lá.
Yutasarugutu unigee sabira!

DSC_4455

Karina Satomi Matsumoto

Graduada em Ciências Sociais pela FFLCH – USP. Ex-bolsista da cidade de Kadena (2008). Ex-bolsista kenpi ryugaku (Okinawa International University – 2013). Ex-presidente do Urizun – Círculo de Ex-Bolsistas de Okinawa (2016) e ex-membro da diretoria da Associação Okinawa Kenjin do Brasil – Centro Cultural Okinawa do Brasil. Representante da Próxima Geração no 6º Festival Mundial Uchinanchu (2016).

Responsável pelos textos do blog, colecionadora de postais, exploradora de lugares sagrados, túmulos e resquícios da Batalha de Okinawa.

FEB_9313

Vitor Hideki Higajo

Graduado em Design pela UNESP – Bauru. Ex-bolsista da cidade de Uruma (2009). Ex-bolsista kenpi ryugaku (Okinawa Prefectural University of Arts – 2014). Ex-presidente da Associação Okinawa de Suzano.

Responsável pelas fotos do blog (as bonitas), colecionador de CDs, explorador de músicas conhecidas e desconhecidas.

6 comentários sobre “Sobre

  1. Karina e Victor parabens pelo blog e textos muito esclarecedores. Não deixem de relatar suas experiencias em Okinawa. Sou a terceira geração aqui no Brasil, tenho 53 anos de idade, professor universitario e muito curioso sobre nossas raizes. Forte abraço aos dois.

    Curtir

    • Ola sou graduada com licenciatura plena em por. inglês 10 anos nos estados unidos cursando pos na PUC sou prof part e do estado efetiva há 10 anos. gostaria de ficar um a 2 anos neste lugar em escolas públicas ou part. como faço??? tem limite de idade????
      Agradeço a informação poderá ser outra cidade tbem no Japao

      Curtir

  2. Boa tarde, Satomi, assisti um vídeo no YouTube com a Miyuki Teruya , sobre a Batalha de Okinawa. O meu pai que faleceu há quase 2 anos, participou desta batalha com apenas 17 anos. Ele sempre falava do horror que foi essa batalha, e no pós guerra, ficou em campo de concentração, etc. Imagino que você iria gostar muito de conversar com ele sobre este assunto. Gostei muito da sua análise sobre este tema. Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário